As escolas participantes...

As escolas participantes neste projecto, consideram que, os seus alunos / as estão altamente motivados pelo fato de conhecer outros países e culturas com o desejo de saber como as crianças vivem em outros lugares, que é o que eles fazem para comemorar as diferentes celebrações, quem participa e como é que o fazem.

Este projeto surge como resposta aos interesses dos alunos/as em aprender diferentes idiomas, especialmente o Português, porque, sendo a 4ª língua mais falada na nossa cultura tem um impacto significativo na comunidade escolar.



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O novo curso escolar 2013-14




Caros amigos, o curso escolar terminou, mas não é o fim do nosso trabalho. E eu tenho que dizer, que a nossa amistade já tem ligaçoes fortes.

Temos todo um ano para voltar a trabalhar juntos com os nossos meninos e meninas.
 
Se nós recordarmos, començamos a trabalhar e partilhar juntos no mês de setembro, quando nós soubemos que o nosso projeto foi aprobado pelas Agências Nacionais.  

No mês de outobro tivemos a nossa primeira reunião, estivemos todos juntos e fizemos o programa de todas as atividades que depois vamos trabalhar. Também todos os colegas tiveram a oportunidade de conhecer a cidade árabe de Badajoz e todos os seus encantos.   

No mês de novembro trabalhamos com os nossos alunos as diferentes celebrações que fazemos nos países com a chegada do outono.

Temos que nós lembrar o que fizemos nas nossas escolas: a Lenda de São Marinho, a Festa de todos os Santos, do Halowem,… 

Também fizemos uma visita à Escola “Alicia Nabeiro” de Campo Maior, onde os nossos meninos disfrutaram das atividades. 

Mais tarde, no mês de dezembro em todas as escolas fizemos atividades para celebrar a chegada do Natal. E tivemos o nosso segundo encontro, em Berlím. Estava muito frio, mas gostamos muito da escola. 

Eu penso que aprendimos muito, sobre tudo, gostamos de ver como os alunos alemães são muito autónomos nos seus trabalhos e nas suas relações.

Também foi muito giro o trabalho na turma de portugués e de alemão. 

E os nossos alunos tiveram a posibilidade de falar e partihar experiencias numa conferencia por Ipad. 

No mês de janeiro estivemos a trabalhar com os nossos alunos de uma proposta de paz e das boas relações entre as diferentes pessoas, sem termos em conta a sua cultura, a sua nacionalidade, a sua religião e a sua situação social. 

Mais tarde no mês de fevreiro, chegou o Carnaval, e tivemos que andar de máscaras, gostamos de ser outras personagens. 

No mês de março fizemos o terceiro encotro em Londres. Já nos conhecíamos mais, e já eramos todos amigos. 

Falamos das atividades feitas e de todas as atividades que estábamos  a fazer. 

Depois no mês de abril estivemos a trabalhar a Páscoa, e decoramos os ovos de páscoa. 

No mês de maio, foi o último encontro deste ano, falamos de novos projetos para o ano, e os laços de amizade ficarom mais fortes. 




Que todos tenham um bom começo de curso escolar, e voltem com uma nova força depois do verão!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário